Caril de Lagosta

Tempo de preparação

30 minutos
 

Porção

2 pessoas
 

Ingredientes

2 unidades de lagosta

4 dentes de alho

150 g de arroz

Gengibre q.b.

Curcuma q.b.

2 tomates

Coentros em grão

Azeite e água q.b.

Alecrim q.b.

Pimenta/malagueta q.b.

Coentros e salsa (folhas) q.b.

Sal q.b.

Manga

Leite de coco q.b.

1 colher de chá de cominhos

1 colher de chá de canela

Modo de preparação

Arroz:

Corte meia cebola aos cubos pequenos. Coloque-a numa panela com um fio de azeite e adicione um pouco de alecrim.

Quando já estiver quente junte o arroz basmati, adicione água e sal. Desligue quando estiver cozido. De seguida, coloque uma manga cortada aos cubos e coentros.

Caldo:

Numa panela deite a outra metade da cebola e a pele de um tomate. Deixe ferver em água. Adicione um pouco de uma malagueta e coentros já lavados. Retire as cabeças das lagostas, parta-as ao meio e coloque-as na panela.

Caviar de tomate:

Retire o sumo e as sementes dos tomates e adicione uma pitada de sal e azeite. A este caldo junte as ovas da lagosta já previamente cozidas.

Molho:

Corte a cebola e o tomate sem grainha aos cubos. Junte azeite e manteiga. Deixe cozinhar. De seguida, adicione nessa frigideira o caldo da panela que possui as cabeças das lagostas. Coloque os cominhos, canela, mostarda, os coentros já esmagados, curcuma e gengibre ralados. Acrescente a flor de anis, cravinho, pimentão, sal, malagueta, pimenta preta e, por fim, o leite de coco.

Lagostas:

Corte o ‘corpo’ das lagostas a meio e tempere com pimenta preta, sal e alho. Num grelhador já quente coloque manteiga e o ‘corpo’ das lagostas. Termine a temperar as lagostas com cebolinho.

Empratamento:

Coloque o arroz no meio do prato e por cima a lagosta. Adicione o caviar e o molho. Corte um pepino em tiras finas, coloque-lhes um palito e meta-as no meio do prato.

Saboreie este prato delicioso. Bom apetite!