Como fazer molho de tomate caseiro?

Como fazer molho de tomate caseiro?
© Record TV
PUB

O chef Guga também lhe ensina a esterilizar frascos de vidro!

Neste ‘Truque de Cozinha’, o chef Guga mostra como conservar e fazer molho de tomate caseiro.

Como esterilizar frascos de vidro para conservar o molho de tomate? Primeiramente, utilize frascos de vidro capazes de suportar elevadas temperaturas. Lave-os, seque-os e pré-aqueça o forno a 180 graus para colocar os frascos já limpos. Deixe-os dentro do forno cerca de 20 minutos. Quando passar o tempo, desligue o forno e deixe-o voltar à temperatura normal. Relativamente às tampas dos frascos, apenas tem de colocá-las numa panela a ferver para eliminar todas as bactérias. E a esterilização está feita! 

Como fazer o molho de tomate? É simples!

Corte os tomates em quatro pedaços e pique três cebolas e dois dentes de alho. Coloque os alimentos numa panela com um fio de azeite e adicione três cenouras raladas. Coloque os tomates cortados e deixe a cozinhar em lume brando. Tempere com sal, pimenta do reino, manjericão e azeitonas. Deixe o molho a cozinhar durante uma hora e meia e depois pode triturá-lo.

Agora que o molho está feito, está na hora de o colocar nos recipientes previamente esterilizados. Este é o passo mais fácil! Apenas tem de colocar duas colheres de azeite no fundo e depois colocar o molho. Vire os frascos para cima e deixe-os arrefecer. Está pronto!

O chef Guga ainda lhe dá mais uma dica. Sabe como deixar o molho de tomate menos ácido? É fácil: adicionar cenoura. É verdade! A frutose da cenoura faz com que tudo fique menos azedo. No entanto, também pode adicionar diospiro, que é bem doce e faz com que o molho fique bem mais suave.

Achou que estas dicas foram úteis? Então, veja todos os truques de cozinha do chef Guga no ‘Bom Garfo’!