Pão e manteiga caseiros

PUB

O pão ‘quentinho’ com manteiga é uma perdição para muitos!

Logo pela manhã ou à hora do lanche, a verdade é que é uma receita infalível.

Neste ‘Bom Garfo’ o chef Guga ensina a confecionar pão e manteiga caseiros para fazer em casa!

O ‘Bom Garfo’ partilha com o público as receitas mais fáceis, simples e, acima de tudo, muito saborosas para brilhar como um verdadeiro chef de cozinha!

Tempo de preparação

2H45M

Porção

2 pessoas
 

Ingredientes

500 ml de leite de manteiga fresco

Água fresca q.b.

250 ml de leite morno

75 g de manteiga

5 colheres de sopa de açúcar

10 g de fermento biológico

5 g de sal

3 ovos

700 g de farinha de trigo

Modo de preparação

Manteiga:
Comece por deitar o leite de manteiga fresco numa batedeira durante 20 minutos. Após o leite já estar separado da manteiga, coloque-o numa taça. Adicione a manteiga também numa taça com água bem fresca e amasse-a para retirar o máximo de leite possível. Retire a manteiga da água e coloque-a num recipiente. A manteiga está pronta!

Pão:
Coloque o leite morno, a manteiga previamente feita, o fermento, açúcar, sal e 3 ovos numa liquidificadora. Mexa tudo até ficar uma massa homogénea. Deite a massa numa taça com a farinha de trigo e envolva tudo com uma colher de pau.

De seguida, coloque luvas para poder mexer na massa diretamente. Amasse bem a massa até ficar numa bola bem perfeitinha!

Deixe fermentar durante uma hora e, depois, pode começar a abri-la com um rolo de massa. Quando a massa ficar mais fina, enrole-a e deposite-a numa assadeira de forno previamente untada com manteiga. Coloque um pano por cima do preparado e deixe ficar assim durante mais uma hora.

Quando o tempo de espera terminar, só tem que pincelar a massa com a gema de um ovo e colocar no forno pré-aquecido a 200 graus, durante 20 minutos.

Depois deste passo só tem de cortar uma bela fatia de pão ‘quentinho’ e adicionar a manteiga feita por si! Aproveite!