Peixada alagoana para Márcio Canuto

O chef Guga dedica-se a partilhar receitas muito saborosas e para todos os gostos! Desta vez fez uma tradicional peixada alagoana para o jornalista Márcio Canuto.

O ‘Bom Garfo’ divulga as melhores receitas para brilhar como um verdadeiro chefe de cozinha.

Tempo de preparação

40 minutos
 

Porção

3 pessoas
 

Ingredientes

3 cebolas

1 cenoura

3 tomates

2 dentes de alho

1 pimento vermelho

1 bouquet garni: 2 folhas de louro, 4 raminhos de tomilho e 1 punhado de salsa

Azeite q.b.

Sal q.b.

2 filetes de robalo

1 garrafa de leite de coco

2 batatas

2 ovos

1 xícara de farinha de mandioca branca

1 limão

Modo de preparação

Caldo de peixe:

Coloque numa panela uma cebola, uma cenoura, o peixe e um bouquet garni (louro, tomilho e salsa). Deixe ferver até conseguir um caldo bem saboroso.

De seguida, coloque algumas colheres do caldo numa panela e vá adicionando, sempre a mexer, a xícara de farinha de mandioca até ficar um caldo bem cremoso.

Filetes:

Numa frigideira, coloque um fio de azeite e adicione as duas cebolas cortadas aos pedaços. Adicione dois tomates também cortados aos pedaços e deixe ficar ‘douradinho’. Para finalizar adicione dois dentes de alho. De seguida, coloque os filetes de robalo previamente temperados com sal e adicione o leite de coco.

Aos poucos vá adicionando algumas colheres do caldo. Adicione três rodelas de pimento e tomate e mexa levemente e suavemente.

Tempere com sal a gosto e de seguida coloque a batata e os dois ovos previamente cozidos. Deixe cozinhar até o peixe ficar macio. Para finalizar só tem de colocar coentros por cima!

Empratamento:

Sirva a peixada alagoana com arroz branco simples. Coloque o arroz no prato, o caldo cremoso, a batata, o peixe e, para finalizar, adicione umas gotas de limão.

O prato está pronto. Aproveite!