Porco bísaro com castanhas

Chef Paullu’s e Emanuel

Esta semana, o chef Paullu’s convida o seu amigo e cantor Emanuel, para confecionar mais um prato especial!

Na década de 1980, Emanuel foi compositor e orquestrador para intérpretes da música ligeira portuguesa e em 1992 editou o seu primeiro disco, ‘Tu sabes que já foste minha’. O cantor criou em 1995 um novo conceito musical com o disco ‘Pimba pimba’. Foi considerado o ‘rei da música popular’ e é conhecido pelas suas baladas românticas que ‘colam’ ao ouvido. ‘O ritmo do amor’ foi um sucesso em Portugal, mas também em Espanha, França, Reino Unido, Brasil, EUA e Austrália.

O prato escolhido é uma homenagem à região de Trás-os-Montes: trança de porco bísaro com creme de castanhas.

Tempo de preparação

20 minutos
 

Porção

2 pessoas
 

Ingredientes

1/2 Castanhas cozidas

Erva doce q.b.

Flor de sal q.b.

Coentros q.b.

Dentes de alho q.b.

1 colher manteiga sem sal

Azeite q.b.

1/2 cebola

200 g lombinho de porco bísaro

Pimenta q.b.

Louro q.b.

Vinho do Porto q.b.

Mel q.b.

 

Modo de preparação

Numa panela, colocar água a ferver e juntar as castanhas para cozer por aproximadamente 20 min. Adicionar erva-doce e flor de sal. Deixar repousar para que amoleçam.

À parte prepare um estrugido de cebola numa frigideira e junte às castanhas. Com um esmagador, pressione as castanhas e a cebola para fazer o puré. Adicionar manteiga sem sal (a gosto) para tornar o puré mais cremoso.

Esmague 1 dente de alho, alecrim, pimento, manteiga e louro e junte o conteúdo ao puré. Adicione vinho do Porto a gosto e uma colher de mel transmontano, para criar um sabor agridoce. No fim coloque um pouco de água e manteiga, e com uma varinha mágica crie a textura que pretende.

Cortar o lombo de porco em tiras e adicionar pimenta preta e flor de sal. Colocando três tiras lado a lado comece a entrançar. Depois, coloque a trança numa frigideira e adicione água para que o vapor ajude na cozedura interior da carne.

Queime um pouco de alecrim e junte-o à carne para que a mesma absorva o sabor.

No final, emprate ao seu gosto e faça um brilharete junto da família e/ou amigos!