Risoto de Banana da Madeira e Carpaccio de Lombo

Neste ‘Bom Garfo’, o chef Paullu’s ensina o público e a cantora Mónica Sintra a confecionarem um saboroso Risoto de Banana da Madeira e Carpaccio de Lombo!

O ‘Bom Garfo’ conta com a divulgação de inúmeros pratos deliciosos, que fizeram com que muitos telespetadores e fãs da Record TV tivessem vontade de os confecionar em casa. Neste episódio, Mónica Sintra acompanhou o chef Paullu’s na execução de mais um prato inesquecível e bem diferente!

Tempo de preparação

25 minutos
 

Porção

2 pessoas
 

Ingredientes

200g arroz arbóreo

80g castanha de caju

2 ud. louro (folha)

1 punhado de manjericão

1 punhado de alecrim

1 punhado de salsa

1 punhado de tomilho

2 ud. cebola

Azeite q.b.

10 cl. espumante

8 ud. morangos

½ ud. banana da Madeira

Sal q.b.

3 ud. cravinho

Água q.b.

½ ud. maçã verde

2 ud. beterraba (rodelas)

1 c. sopa de manteiga sem sal

200g de lombo de porco preto

Modo de preparação

Caldo:

Coloque uma panela com água ao lume. Adicione duas folhas de louro, manjericão, alecrim, coentros, salsa e tomilho. Coloque também cascas de cebola previamente lavadas. Tempere com sal e cravinho.

Pesto:

Corte morangos aos pedaços e adicione numa trituradora, juntamente com metade de uma banana sem casca e a castanha de caju. Adicione um pouco da água do caldo e tempere com sal. Triture tudo e o pesto está pronto!

Risoto:

Corte uma cebola aos pedaços e coloque numa panela com um fio de azeite. Acrescente o arroz. Coloque um pouco de espumante e continue sempre a mexer. Vá adicionando aos poucos a água do caldo feito. Coloque os morangos e as maçãs cortadas em pedaços e aromatize com alho (retire-o no final). De seguida, adicione o pesto aos poucos enquanto continua a mexer. Por fim, adicione manteiga.

Lombo:

Corte maçãs e morangos aos pedaços. Corte o lombo em pedaços muito finos e coloque-os numa chapa quente com um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta preta.

Empratamento:

Coloque o risoto no prato e o lombo por cima. Por fim, coloque as frutas.

O prato está pronto a ser degustado!