Dicas para dormir melhor

O que para muitos é normal, para outros é um pesadelo. Falamos de chegar à cama e adormecer de imediato. Mas como podemos fazer isso? Será que existem dicas que ajudam a ‘embalar no sono’?

A verdade é que nem todos temos essa facilidade. Porque estamos mais nervosos, porque andamos ansiosos com o trabalho ou talvez com preocupações pessoais.

Numa sociedade que está em permanente mudança e a um ritmo acelerado, nem sempre damos a devida importância à necessidade de dormir as horas necessárias. Na realidade, o ser humano quer tudo. Quer trabalhar para mostrar os melhores resultados, quer estar presente em todos os momentos especiais… quer conseguir acompanhar a família e o crescimento dos filhos, quer dedicar tempo ao exercício físico. No entanto, apesar de acharmos que conseguimos fazer sempre mais, esquecemo-nos que existem necessidades básicas e limites físicos que precisam de ser tidos em conta.

Afinal, dormimos porquê?

Dormir é uma necessidade homeostática do nosso organismo e o sono é uma função do cérebro, uma vez que torna o sistema que a produz muito mais eficiente. Sabia que cada um de nós tem uma necessidade específica de sono? Enquanto há pessoas que se sentem bem apenas com seis horas de sono, há outras que precisam de dormir 10 horas.

Como posso dormir melhor?

São vários os fatores que influenciam a falta de sono e, muitas vezes, não dormimos bem porque tentamos enganar o nosso próprio sistema biológico. A verdade é que ao não respeitarmos o nosso relógio interno, ou dormirmos menos do que é suposto, estamos a tornar-nos menos eficientes.

Dicas para ter uma noite bem dormida:

  • Deitar e acordar sempre à mesma hora;
  • Prática de exercício físico;
  • As sestas são de evitar para quem sofre de insónias;
  • Definir prioridades e delegar tarefas para evitar o stress;
  • Evitar a cafeína à noite;
  • As refeições não devem ser pesadas;
  • Dormir apenas quando tiver sono.

É muito importante estabelecer rotinas para ter uma noite reparadora e descansada. Experimente!