Lavar o cabelo com água quente é prejudicial para o couro cabeludo?

Lavar o cabelo com água quente é prejudicial para o couro cabeludo?
Armin Rimoldi, Pexels.com

A temperatura da água do banho pode ser prejudicial para o cabelo, deixando-o oleoso e opaco. Saiba porquê!

É importante termos noção do que fazer quando sentimos que o nosso cabelo não está saudável – e quando não nos sentimos confortáveis com ele. Quando tentamos combater a oleosidade capilar, nunca pensamos que a temperatura do banho pode influenciar – e, até, agravar – a situação. Mas porque é que isso acontece?

A água muito quente estimula a produção das glândulas sebáceas, que promovem a oleosidade do cabelo. Para além de sensibilizar o couro cabeludo, as temperaturas altas abrem as cutículas dos fios da haste capilar, o que provoca perda de nutrientes, tornando o cabelo frágil, quebradiço e frisado.

Para fortalecer o cabelo e torná-lo mais saudável, deixamos uma dica fundamental: na hora do banho, não se esqueça de lavar o cabelo com água morna e, se possível, terminar o banho com água fria – isso vai ajudar a ter mais brilho no cabelo e a selar as cutículas essenciais do couro cabeludo.

Esta é uma dica muito simples, que irá ajudar significativamente a combater a oleosidade do seu cabelo e a torná-lo mais rico e saudável!