IsraelNotíciasTrabalho escravo em carvoarias é o tema do Repórter Record Investigação

Trabalho escravo em carvoarias é o tema do Repórter Record Investigação

-

O Repórter Record Investigação desta semana mostra com exclusividade as operações de combate ao trabalho escravo em Minas Gerais.

Nos últimos dez anos, o estado é campeão no resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão. E entre 2013 e 2022, mais de seis mil pessoas foram encontradas em condições sub-humanas de trabalho na região, em grande parte em carvoarias.

O programa mostra flagrantes de carvoeiros em condições desumanas, sem equipamentos de proteção, em moradias precárias, sem salário e muitos desses em dívida com quem os contratou.


“Eu trabalho de domingo a domingo, sem dia de folga, para ganhar dois mil reais”, revela Ivanilson, que se arrepende de ter deixado o emprego em um lava jato para trabalhar na carvoaria. “Fora que estou longe da minha família”, completa.

Em outra operação, no centro-sul de Minas, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho avalia as condições de mais uma carvoaria. Divino, 56 anos, que está na produção de carvão vegetal há dois meses reclama do atraso no pagamento. “Estou 60 dias sem ganhar nada, emendo direto, de domingo a domingo, eu não paro. Não tenho dinheiro para mandar para minha família”, conta.

O Repórter Record Investigação, apresentado por Luiz Fara Monteiro, vai ao ar neste sábado, às 19:30 (hora Tel Aviv).

 

Artigos Relacionados

Tel Aviv
céu pouco nublado
23.1 ° C
23.4 °
23.1 °
60 %
6.2kmh
20 %
Sex
22 °
Sáb
22 °
Dom
21 °
Seg
22 °
Ter
25 °