fbpx
Select Page
Coronavírus

Alemanha identifica vários casos da variante detetada na Índia

Esta variante é, em parte, considerada responsável por uma segunda vaga pandémica devastadora no país asiático.

29 Abril, 2021 - 19:00

Record TV com Lusa

“Isolámos casos na Alemanha, publicaremos um novo relatório amanhã”, disse o presidente do Instituto Robert Koch para Vigilância da Saúde Pública, Lothar Wieler, em conferência de imprensa sobre a variante B.1.617, detetada pela primeira vez na Índia.

A Organização Mundial da Saúde anunciou na terça-feira que essa mutação do vírus foi identificada em 17 países, incluindo vários na Europa.

Hoje, a organização alertou para o levantamento em curso das restrições em vários países europeus.

“A situação que aconteceu na Índia pode acontecer em qualquer sítio”, avisou.

A Índia registou hoje 3.645 mortes por covid-19, mais 350 do que na quarta-feira, batendo um novo recorde num país dominado por uma vaga violenta de contágios.

Esse aumento exponencial, atribuído em parte à nova estirpe, mas também ao ajuntamento de multidões em eventos políticos e religiosos, sobrecarregou os hospitais, deixando-os com falta de camas, de medicamentos e de oxigénio.

A crise é particularmente grave na capital, Nova Deli, com pessoas a morrer às portas de hospitais apinhados, indicou a agência francesa de notícias AFP.

Na terça-feira, o professor universitário Gautam Menon, especialista em modelos de previsão da pandemia, disse à Lusa que a Índia só deverá atingir o pico da segunda vaga “em meados de maio”, podendo atingir os 500 mil casos diários.

“A situação atual é muito grave e a positividade dos testes é de mais de 20%, por isso já há uma grande transmissão comunitária, que não parece provável que baixe no curto prazo”, disse o professor de Física e Biologia da Universidade Ashoka, na cidade de Sonipat, a 40 quilómetros de Nova Deli.

A Alemanha, que está a passar pela terceira vaga pandémica, voltou a adotar mais restrições no sábado, incluindo a imposição, pela primeira vez, de um recolhimento noturno a nível nacional.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa