fbpx
Select Page
Coronavírus

ASAE apreende 206 mil máscaras de proteção

Produtos tinham como destino cadeias de grande distribuição e unidades hospitalares públicas e privadas.

1 Junho, 2020 - 18:50

Helena Rita Besugo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 206 mil máscaras, num valor total de 342 mil euros, durante uma ação de fiscalização realizada em dois armazenistas importadores na região sul do país.

Em comunicado a ASAE referiu que no primeiro armazém “verificou-se a existência de máscaras KN 95, cuja rotulagem das instruções de segurança e utilização não se encontrava em língua portuguesa e outras apresentavam aposta a marcação CE, sem estarem acompanhadas da declaração UE de conformidade“.

Ainda neste caso foram “detetadas máscaras sociais, para disponibilização no mercado, sem qualquer documento que comprovasse a sua conformidade relativamente aos requisitos de segurança”.

Foram, assim, apreendidas 6.365 unidades de máscaras KN 95 e 130.000 máscaras sociais, no valor total de 272 mil euros.

No segundo armazém foi “detetado em flagrante a aposição da marcação CE em máscaras KN 95, sem que estas tivessem sido sujeitas a uma avaliação de conformidade, tal como previsto na legislação aplicável, tendo sido apreendidas 69.640 unidades de máscaras KN95, no valor de 70 mil euros, por uso indevido da marcação CE”.

Desde o início da pandemia, a ASAE já apreendeu cerca de 308.000 máscaras de proteção por terem sido detetadas desconformidades.

ViajeCaDentro

Passatempo Oceanário

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa