Biden ordena vacinação para maioria de funcionários da administração

Peritos jurídicos indicaram que o Departamento do Trabalho tem autoridade para impor tal regra, mas isso não significa que não possa enfrentar processos judiciais de políticos republicanos, que se opõem a tais mandatos, nem é claro se será fácil para as empresas implementar a medida.

Biden recordou que muitas grandes empresas do país já exigem que todos os empregados sejam vacinados, tais como a companhia aérea United, ou tomaram medidas que se aproximam de um mandato semelhante, tais como Walmart, McDonald’s, Disney ou a cadeia de televisão Fox News.

O plano de Biden incluiu as escolas do país, onde em alguns casos já ocorreram surtos que obrigaram ao encerramento, com o anúncio de vacinação obrigatória para cerca de 300 mil professores num programa de educação precoce conhecido como Head Start.

Também prometeu fazer frente aos governadores e políticos republicanos que tentaram proibir máscaras ou vacinas nas escolas, reiterando que a administração norte-americana vai compensar qualquer dirigente ou professor que possa ser privado do salário por “fazer a coisa certa”.

“Se estes governadores não nos ajudarem a acabar com a pandemia, usarei os meus poderes como Presidente para os afastar”, sublinhou Biden.

O discurso de Biden surgiu antes de o segundo maior distrito escolar do país, Los Angeles, na costa oeste, ter determinado a vacinação para todos os estudantes com 12 anos ou mais no sistema escolar público da cidade, além de a exigir a professores e funcionários escolares.

Biden indicou ainda que vai investir dois mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros) para “comprar quase 300 milhões de testes rápidos para distribuir a centros de saúde comunitários, bancos de alimentos e escolas”.

1
2