fbpx
Select Page
Coronavírus

Bill Gates está a financiar novo projeto de testes caseiros

Programa permite enviar testes para casa dos cidadãos, permitindo-lhes recolher e enviar amostras para análise.

23 Maio, 2020 - 17:02

Diogo Ramalho
Facebook/Bill Gates

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, anunciou que vai financiar um novo programa de testes caseiros na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.

Em causa está o programa de nome “Seattle Coronavirus Assessment Network (SCAN)”, que permite enviar testes para casa dos cidadãos, permitindo-lhes recolher e enviar amostras para análise sem entrar em contacto com profissionais de saúde.

“Enquanto programa de vigilância, o SCAN não tem como objetivo testar todos ou servir como um substituto de cuidados médicos. Em vez disso, o SCAN testa uma amostra de pessoas na região de Seattle, incluindo aqueles que são saudáveis, assim como os que se sintam doentes”, explica Bill Gates.

Gates adianta ainda que o resultado destes testes permitirá aos especialistas criar mapas demográficos, para que se saiba quais as pessoas vulneráveis ao novo coronavírus. “Também podem usar os dados para estimar a prevalência da doença e criar modelos para analisar com o vírus está a responder a determinadas medidas – como encerramento de escolas e distanciamento social”, esclareceu.