DGS recomenda vacina da AstraZeneca para pessoas acima de 60 anos

A Diretora-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que a administração da vacina desenvolvida pela AstraZeneca foi suspensa no país para pessoas com menos de 60 anos.
“Recordo que o objetivo da campanha de vacinação contra a covid-19 em Portugal é salvar vidas e prevenir a doença grave. Este objetivo é alcançado com qualquer uma das vacinas aprovadas e utilizadas. A Direção-Geral da Saúde recomenda, até estar disponível informação adicional, a administração da vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos”, confirmou Graça Freitas, numa conferência de imprensa de atualização de informação respeitante à administração da vacina desenvolvida pelo conglomerado anglo-sueco.
A mesma responsável salientou ainda que o plano “é ajustado para garantir que todas as pessoas serão vacinadas com a vacina que protege e é segura de acordo com os grupos prioritários definidos, minimizando eventuais riscos associados”.
No decorrer da comunicação ao país, Graça Freitas apelou às pessoas que foram inoculadas com a primeira dose da vacina da AstraZeneca que se “mantenham tranquilas”, visto que as “reações adversas que foram notificadas são extremamente raras”.
Porém, a dirigente recordou que essas mesmas pessoas “nos sete a catorze dias após a administração da vacina devem estar atentas a sintomas, nomeadamente a dores de cabeça persistentes, hematomas, manchas vermelhas na pele”.
O intervalo entre a administração das duas doses da vacina da AstraZeneca é de três meses, pelo que “neste tempo vamos ter informação adicional quer da firma produtora quer da Agência Europeia do Medicamento e agiremos em conformidade”, sublinhou Graça Freitas, dirigindo-se, assim, a quem recebeu a primeira dose.
No que diz respeito à vacinação dos professores que iria decorrer este fim-de-semana, as autoridades decidiram adiar a inoculação por uma semana, adiantou o coordenador da ‘task-force’.
“Por outro lado, temos uma população por vacinar acima dos 60 anos superior a dois milhões de habitantes. A vacina da AstraZeneca, sendo útil na vacinação dessa população, o plano não vai sofrer grandes alterações e essa vacina será útil para conseguir dar proteção também a uma população mais idosa“, esclareceu o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
No final da conferência de imprensa, o coordenador da ‘task-force’ afirmou que o país regista hoje um marco importante: “Hoje atingimos os dois milhões de doses administradas”, anunciou, referindo que “15% da população portuguesa recebeu a primeira dose e quase 6% já recebeu a segunda”.
Portugal segue assim os passos de outros países que, nos últimos dias, decidiram suspender a administração da vacina da AstraZeneca abaixo de determinadas idades.
Ontem, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) confirmou que existe uma “possível ligação” entre a vacina da AstraZeneca e “casos muito raros” de formação de coágulos sanguíneos, afirmando, porém, que os benefícios são superiores aos riscos do surgimento de efeitos secundários.