Escolas têm de garantir máscaras para 3º período

Raparigas sentiram mais os impactos negativos da pandemia do que rapazes

Governo prolongou a situação de alerta até dia 22 deste mês, o que significa que uso de máscara em espaços fechados mantém-se.

Pais e professores anseiam pelo fim das máscaras nas escolas, mas o governo prolongou até dia 22 de abril a situação de alerta associada à pandemia.

Significa que pelo menos até essa data as máscaras vão manter-se obrigatórias nos espaços públicos interiores.

Segundo o Jornal Público, as escolas receberam esta segunda-feira uma orientação da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para garantirem a disponibilidade de equipamentos de proteção individual no 3º período do ano letivo, que começa na próxima terça-feira.

A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas alerta que o Instituto de Gestão Financeira da Educação ainda não precisou quanto dinheiro têm as escolas para gastar nesta altura e diz que os estabelecimentos podem não ter os materiais em tempo útil, uma vez que receberam a informação demasiado tarde. 

“É verdade que muitas escolas têm em stock algum desse material, nomeadamente as máscaras. É verdade também que os professores, os alunos e os funcionários muitas vezes prescindem das máscaras que nós lhes atribuímos e usam as próprias máscaras, muitas vezes descartáveis. Agora, nós até terça-feira seguramente serão poucas as escolas que conseguirão ter a tempo e horas esse material para facultar aos alunos”, afirmou o Presidente da ANDAEP – Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima.
Para a associação, a expectativa é que a medida dure apenas um mês. 

“Desta vez, o kit que nós temos que entregar aos alunos não é um kit com três máscaras, é só com uma máscara. A nossa expectativa é que a máscara caia por alturas do mês de maio, tendo em conta o facto de nos pedirem para nós comprarmos e para atribuirmos a cada aluno, a cada professor e a cada funcionário somente uma máscara. Bem sabemos que as máscaras, aquelas que nos pedem para adquirir duram 25 dias, portanto 25 lavagens. Essa é a nossa expectativa tendo em conta esse dado que ontem chegou às escolas, mas não é nenhuma certeza. A certeza só poderá ser dada pela Direção-Geral da Saúde”, considerou o responsável.

O terceiro período vai assim arrancar com as mesmas regras que estiveram em vigor até agora: o uso de máscara na sala de aula, espaços limitados e circuitos próprios.