Governo reúne-se na quarta-feira com peritos no Infarmed

Governo reúne-se na quarta-feira com peritos no Infarmed

Em cima da mesa deverá estar o alívio de algumas restrições em vigor.

O Governo reúne-se esta quarta-feira com os especialistas no Infarmed. Em cima da mesa deverá estar o alívio de algumas das restrições em vigor, uma vez que a situação pandémica tem estado a progredir de forma favorável.

As pessoas infetadas e sem sintomas podem vir a ser dispensadas de cumprir isolamento e o uso da máscara pode passar a ser obrigatório apenas em situações de risco.

De acordo com o primeiro-ministro, o Governo “disporá do parecer dos diferentes especialistas que têm apoiado o executivo” em matéria de combate e controlo da covid-19.

Esses especialistas “estão a ponderar que alterações devem ser introduzidas face à evolução da pandemia da covid-19”, disse António Costa, na semana passada, numa alusão à possibilidade de serem levantadas em breve algumas restrições.

No entanto, logo a seguir, o primeiro-ministro fez uma ressalva e invocou a sua própria experiência com a infeção da covid-19. O primeiro-ministro terminou na terça-feira um período de isolamento de sete dias, depois de ter sido infetado com o vírus que provoca a covid-19.

“Que ninguém desvalorize a doença., porque, mesmo quando os sintomas não são graves – eu não tive febre, nem grandes dificuldades -, há uma coisa de que não tenho dúvidas: o nível de cansaço foi extremamente elevado. E hoje não me sinto totalmente recuperado para ir correr oito quilómetros”, observou.

Após estas palavras, António Costa apelou a que se recorra à vacinação e à “manutenção de todas as cautelas de proteção individual”.

“É um apelo que faço agora com experiência própria, não sabendo que consequências terá no futuro. Mesmo nos países que têm vindo a levantar as restrições legais, têm mantido o conselho à responsabilidade individual na gestão do risco”, acrescentou.