Máscara obrigatória em alguns locais até final de agosto

Máscara obrigatória em alguns locais até final de agosto

Governo prolongou situação de alerta devido à covid-19.

O Conselho de Ministros renovou a situação de alerta no país até às 23:59 de 31 de agosto de 2022, anunciou Mariana Vieira da Silva.

Assim, mantêm em vigor -se as atuais regras, continuando a ser obrigatório usar máscara em alguns espaços fechados, como transportes públicos, farmácias, lares e hospitais.

“Neste momento, o conjunto de medidas ainda é vigor é já muito reduzido. A medida mais significativa que [ainda se] mantém em vigor – a utilização de máscaras nos transportes públicos – devo dizer que perante a redução da mortalidade verificada neste momento, o Governo voltou a questionar os especialistas e os peritos e o parecer foi de que a utilização de máscara nos transportes públicos é uma medida que deve ser mantinha em função principalmente da proteção das populações mais vulneráveis que são obviamente utilizadoras desses transportes públicos”, afirmou a ministra da Presidência.

Mariana Vieira da Silva referiu que “a partir de setembro inicia-se um novo período de vacinação e é preciso fazer depois um acompanhamento muito próximo para saber se o próximo outono/inverno ainda é marcado pela pandemia”.