fbpx
Select Page
Coronavírus

Novos surtos de covid-19 preocupam as autoridades

Dezenas de infetados num lar não legalizado em Samora Correia, no lar da Misericórdia de Vila Nova da Cerveira, na Câmara Municipal de Nisa e no hospital de Torres Vedras.

13 Janeiro, 2021 - 12:51

Record TV

Um surto de covid-19 num lar não legalizado em Samora Correia, no concelho de Benavente, em Santarém, soma nesta altura 43 utentes infetados, num total de 44 residentes na instituição.

De acordo com Carlos Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Benavente, seis dos utentes foram transferidos para o Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, “sem patologias sérias”, por indicações das autoridades de saúde.

“Este é um problema sério e estão a ser tomadas todas as medidas em função da razão mais importante, que são as pessoas”, afirmou o autarca, explicando que os idosos serão levados para estruturas de retaguarda, dada a falta de condições para a sua permanência no lar.

Também sete dos dez funcionários da instituição testaram positivo ao novo coronavírus.

No distrito de Viana do Castelo, foram registados 50 casos positivos no lar Maria Luísa, da Misericórdia de Vila Nova da Cerveira, dos quais 41 são idosos e nove são colaboradores.

Segundo o provedor da instituição, Rui Cruz, “dos 41 utentes com covid-19, um está hospitalizado e os restantes assintomáticos“.

“Os restantes idosos que não estão infetados foram isolados em alas existentes na instituição”, confirmou o responsável.

O surto foi identificado ontem depois de uma utente se deslocar ao hospital, onde foi submetida ao teste.

“Um utente sofreu uma queda e foi transportado ao hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Foi testado no hospital e confirmou-se a infeção pelo vírus SARSCov-2, que provoca a covid-19″, explicou o provedor.

Em Torres Vedras, o número de casos confirmados no hospital da cidade subiu para 129, tendo sido reportados mais 27 infetados nas últimas 24 horas.

De acordo com fonte do município, as autoridades registaram um recuperado e oito óbitos associados ao surto de covid-19 na unidade de saúde.

Os primeiros casos da doença foram confirmados na semana do Natal.

A mesma fonte confirmou, ainda, que os casos dizem respeito a utentes que foram contagiados quando estiveram internados no hospital por outras doenças, mas que se encontram a recuperar nos seus domicílios.

No distrito de Portalegre, a Câmara Municipal de Nisa regista 36 casos positivos.

A informação foi divulgada no site do município, que confirmou o surto após a realização, na passada sexta-feira, de uma testagem de prevenção a 221 funcionários.

Os colaboradores que testaram positivo encontram-se em isolamento profilático em casa.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa