PUB
Notícias Coronavírus OMS declara fim da pandemia

OMS declara fim da pandemia

OMS recomenda dois novos tratamentos para casos específicos
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom

Três anos depois, a Organização Mundial de Saúde decreta o fim da pandemia causada pelo coronavírus. 

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde declarou hoje o fim da emergência global para a covid-19 a nível global, aceitando a recomendação do comité de emergência.

“É, com grande esperança, que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global. No entanto, isto não significa que a covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça para a saúde a nível global. Na semana passada, a covid-19 tirou uma vida a cada três minutos e estas são apenas as mortes de que temos conhecimento”, afirmou o diretor-geral da OMS.

Três anos depois, a Organização Mundial de Saúde decreta o fim da pandemia causada pelo coronavírus. 

“No último ano, o comité de emergência e a OMS têm estado a analisar dos dados com cuidado, considerando quando seria o tempo certo para baixar o nível de alarme. Ontem, o comité de emergência reuniu-se pela 15.ª vez e recomendou-me que declarasse o fim da emergência global. Eu aceitei esse conselho”, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Segundo os dados mais recentes da OMS, a pandemia causou quase sete milhões de mortes em todo o mundo, tendo sido diagnosticados e reportados mais de 765 milhões de casos.

Em Portugal, os primeiros casos foram diagnosticados a 2 de março de 2020 e, duas semanas depois, o país entrava no seu primeiro estado de emergência.

Mais de 5,5 milhões de pessoas foram infetadas e morreram 26 mil. 

Exit mobile version