fbpx
Select Page
Coronavírus

OMS diz que cansaço de estado de emergência ameaça progressos

Organização Mundial de Saúde aconselha ainda os governos a ouvirem as reclamações das populações.

23 Maio, 2020 - 09:00

Diogo Ramalho

“O ‘cansaço de estado de emergência’ ameaça os preciosos progressos que conseguimos contra este vírus. Desconfiança nas autoridades e teorias da conspiração estão a alimentar movimentos contra o distanciamento físico e social”, disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge.

Kluge afirmou que o sucesso da luta contra a pandemia da covid-19 depende de “um contrato social” entre as populações e os decisores que “vai para além do que qualquer responsável governamental ou líder nacional consegue controlar”.

“Estamos na encruzilhada, no ponto onde onde o comportamento individual determina o caminho que seguimos: ou o que leva a uma nova normalidade ou o que nos manda de volta às restrições aos nossos movimentos e interações sociais”, frisou.

O responsável defendeu ainda que “os governos devem ouvir as suas populações, ganhar a sua confiança e planear medidas de resposta à pandemia”, de acordo com as preocupações dos cidadãos.

Para a OMS, os “surtos de novos casos apareceram em lugares como Wuhan e na Coreia do Sul, onde o vírus parecia ter desaparecido”, por isso a ameaça do seu ressurgimento não está afastada”.

“Estar alerta é preciso tanto nas alturas em que a transmissão esteja no pico como naquelas em que as restrições estejam a ser levantadas, disse.

“Em termos simples, o nosso comportamento hoje vai determinar o rumo da pandemia. Quando os governos levantam as restrições, os cidadãos tornam-se os atores principais. É uma responsabilidade individual e coletiva. Sigam as recomendações das autoridades nacionais. Limitem as interações sociais e continuem a lavar as mãos”, atentou.

“A desconfiança e a resistência a essas medidas são um desrespeito pelas mudanças de comportamento que todos fizemos para limitar a covid-19 e mandar-nos-ão pelo caminho que nenhum de nós quer tomar”, concluiu.

ViajeCaDentro

Passatempo Oceanário

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa