fbpx
Select Page
Coronavírus

OMS espera aumento de mortes na Europa em outubro e novembro

Estes serão os meses "mais duros" por causa da pandemia.

19 Setembro, 2020 - 09:00

Record TV com Lusa

“Vai ficar mais difícil. Em outubro e novembro veremos uma mortalidade maior”, disse Hans Klugem, diretor regional da organização para a Europa, quando o número de casos registados disparou no velho continente, mas com um número de mortos diário quase estável.

Segundo a OMS, o aumento do número de mortes diários deve-se ao crescimento dos casos em função da retomada da epidemia na Europa.

“Estamos numa altura em que os países não querem ouvir este tipo de más notícias, e eu compreendo”, disse o diretor regional da OMS para a Europa, que, no entanto, quis enviar “a mensagem positiva” de que a pandemia “vai parar, num momento ou noutro”.

A OMS Europa reuniu esta semana os seus 50 Estados-membros para discutir a resposta à pandemia e acordar uma estratégia de cinco anos.

O alto funcionário da ONU avisou ainda os que acreditam que o fim da epidemia coincidirá com o desenvolvimento de uma vacina, ainda em andamento: “Eu ouço o tempo todo: ‘a vacina vai acabar com a epidemia’. Claro que não!”, afirmou Hans Kluge.

“Não sabemos nem se a vacina será eficaz em todas as camadas da população. Alguns sinais que estamos a receber é que será eficaz para uns, mas não para outros”, sublinhou o médico belga, acrescentando: “E se de repente tivermos que desenvolver vacinas diferentes, que pesadelo logístico”.

“O fim desta pandemia será quando, como comunidade, aprendermos a conviver com ela. E isso depende de nós. É uma mensagem muito positiva”, disse.

Mrec - Amor Sem Igual (Versão Quinta)

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa