fbpx
Select Page
Coronavírus

Pessoas do grupo sanguíneo 0 menos vulneráveis à Covid-19

Grupo sanguíneo 0 está associado a um menor risco de contrair a infeção pelo novo coronavírus, indica estudo.

17 Outubro, 2020 - 12:03

Record TV

As pessoas do grupo sanguíneo 0 poderão ser menos vulneráveis à infeção pelo SARS-CoV-2, sugerem dois estudos publicados recentemente na revista científica Blood Advances, da Sociedade Americana de Hematologia (ASH).

Os mesmos estudos, um canadiano e um dinamarquês, indicam que quem pertence a este grupo sanguíneo está também menos suscetível a desenvolver outras doenças graves.

De acordo com o estudo dinamarquês, das 7.422 pessoas que obtiveram diagnóstico positivo para a doença, 38,4% pertenciam ao grupo 0 e 44% tinham o tipo de sangue A.

A investigação canadiana apurou que, de uma amostra de 95 doentes graves com a doença, 61% tinha sangue tipo 0 ou B, contra os 84% que pertenciam ao grupo sanguíneo A ou AB.

Os mesmos estudos indicam, ainda, que as pessoas infetadas pelo novo coronavírus com sangue Tipo A ou AB ficaram mais tempo nos cuidados intensivos, em media 13,5 dias, do que os doentes com sangue Tipo 0 ou B, que registaram uma média de nove dias de internamento.

“Se tem sangue tipo a não precisa de entrar em pânico. e se é do grupo o também não está à vontade para frequentar bares e discotecas”, alertou Mypinder Sekhon, médico de cuidados intensivos no hospital de Vancouver.

“Não sabemos, ainda, se é uma espécie de proteção do grupo o ou se é uma vulnerabilidade dos outros grupos sanguíneos. é uma matéria com interesse científico e, quando descobrirmos qual é o mecanismo, talvez sejamos capazes de usá-lo proativamente em termos de tratamentos”, explicou, também, Torben Barington, professor no hospital universitário de Odense e na Universidade do Sul da Dinamarca.

mudança de hora

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa