fbpx
Select Page
Coronavírus

Proibida a circulação entre concelhos nos feriados de dezembro

Governo anunciou as novas medidas do Estado de Emergência esta tarde.

21 Novembro, 2020 - 18:15

Daniela Carrilho

Mais de oito milhões de portugueses, residentes nos 191 concelhos mais afetados pela pandemia, estão este fim de semana sujeitos ao recolher obrigatório a partir das 13:00, medida que foi decretada pelo Governo no âmbito do estado de emergência devido à covid-19.

Hoje, depois de mais uma reunião de Conselho de Ministros, António Costa falou ao país para anunciar novas medidas do Estado de Emergência, que estará em vigor a partir de terça-feira, dia 24 de novembro, e até dia 8 de dezembro.

O primeiro-ministro iniciou o seu discurso a agradecer o esforço de todos os portugueses em mais um fim de semana de semi confinamento e fez uma análise da evolução do número de novos casos por semana.

Portugal estará agora sujeito a novas regras para conter a propagação da covid-19 no país. São elas:

  • Uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho;
  • Proibição de circulação entre concelhos do continente entre as 23:00 de 27 de novembro e as 05:00 de 2 de dezembro e das 23:00 de 4 de dezembro às 05:00 de 9 de dezembro;
  • De 30 de novembro a 7 de dezembro, as atividades letivas serão suspensas, haverá tolerância de ponto para a função pública e um apelo a entidades privadas para dispensa de trabalhadores;

Foram ainda criados quatro níveis de risco para os concelhos de Portugal Continental, assim há 47 concelhos em risco extremamente alto, 80 em risco muito elevado, 86 em risco elevado – sendo que 17 saem da lista e 65 concelhos em risco moderado. No entanto, António Costa reforça que é necessário manter os cuidados básicos para evitar novos surtos e a propagação da doença.

Os concelhos de risco elevado devem manter o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos dias de semana, teletrabalho obrigatório, horários limitados para os estabelecimentos comerciais, até às 22:00, e restaurantes e equipamentos culturais, até às 22:30.

Por sua vez, os concelhos de risco muito elevado e risco extremamente elevado vão ter de cumprir as seguintes regras:

  • Proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00 e nos fins de semana, a partir das 13:00;
  • Nas vésperas de feriado (30 de novembro e 7 de dezembro), os estabelecimentos comerciais e restaurantes deverão encerrar às 15:00;

» Saiba o nível de risco do seu concelho de residência, aqui.

António Costa anunciou ainda medidas de apoio económico, que consistem no programa Apoiar.pt, no acesso imediato ao apoio à retoma progressiva, adiamento dos pagamentos à Segurança social e IVA trimestral, apoio à restauração e rendas comerciais.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa