PUB
Notícias Cultura & Famosos J. K. Rowling doa até 1,2 milhões de euros para órfãos na...

J. K. Rowling doa até 1,2 milhões de euros para órfãos na Ucrânia

J. K. Rowling doa até 1,2 milhões de euros para órfãos na Ucrânia

Escritora respondeu a um apelo da Fundação Lumos.

A autora da saga “Harry Potter” vai doar até um milhão de libras (1,2 milhões de euros) para ajudar as crianças em orfanatos na Ucrânia.

Deste modo, a escritora responde a um apelo da Fundação Lumos, instituição de caridade que cofundou em 2005 com a baronesa Emma Nicholson de Winterbourne, apelando a que mais pessoas se juntem a esta causa, que está a desenvolver “um trabalho crucial com algumas das crianças mais vulneráveis na Ucrânia”.

Na sua página de Twitter, a Lumos fez um apelo por donativos urgentes para fazer chegar alimentos, bens de higiene e material médico às crianças afetadas pela crise humanitária ucraniana.

“Pessoalmente, farei corresponder as doações a este apelo, até um milhão de libras”, escreveu J. K. Rowling, agradecendo a todas as pessoas que já doaram à instituição.

Na sua página de Internet, a Lumos explica que neste momento a sua equipa está a “trabalhar na Ucrânia, nos países vizinhos, e com parceiros de confiança na região, para prestar assistência a crianças presas em orfanatos, fornecer alimentos de emergência, kits de higiene e médicos, ajudar a manter algumas das crianças mais vulneráveis em segurança, e apoiar famílias, famílias de acolhimento e famílias de acolhimento de emergência”.

“A Lumos tem estado a trabalhar extensivamente na região de Zhitomir, na Ucrânia, a oeste da capital Kiev, uma área agora sob ataque das forças russas”, acrescenta.

Segundo dados da fundação, antes da invasão, havia mais de 1.500 crianças internadas em orfanatos na região, e cerca de 100.000 crianças a viver em instituições em todo o país.

Por isso, a invasão pelas forças russas significa que agora há mais crianças em perigo, alerta a Lumos, afirmando que tem trabalhado com o governo da Ucrânia na reforma do sistema de cuidados, para aumentar a proteção das crianças e prevenir a separação familiar.

Exit mobile version