Pedro Abrunhosa recebe críticas da embaixada russa

Pedro Abrunhosa recebe críticas da embaixada russa
Reprodução Instagram / pedro.abrunhosa

No seu último concerto, Pedro Abrunhosa proferiu palavras menos simpáticas a Vladimir Putin. A embaixada Russa não gostou e pronunciou-se sobre o assunto.

Pedro Abrunhosa decidiu expressar aos espectadores o que pensa em relação ao tema da guerra. Durante um concerto, o cantor português disse em inglês o equivalente a:  “Vladimir Putin, vai-te lixar”. 

A embaixada russa em Portugal criticou esta atitude, revelando que “tem recebido cartas de compatriotas russos zangados” com o Pedro Abrunhosa. O cantor é acusado de dizer “várias coisas grosseiras e inaceitáveis sobre os cidadãos da Federação russa, bem como os seus mais altos dirigentes”. 

Para além disto, a Embaixada acusa o cantor de “incentivar em êxtase os espectadores, entre os quais os russos que também pagaram os bilhetes, que repetissem o que estava a gritar”.

Pedro Abrunhosa expressou no final do concerto, que decorreu no dia 2 de julho, durante o festival AgitÁgueda, o desejo de que as suas palavras chegassem até Moscovo. 

Os “gritos vergonhosos” do cantor português enquadram-se “em mais do que um artigo da legislação penal portuguesa”, adianta a embaixada russa em Portugal, que já informou “os órgãos competentes de aplicação da lei”.

No primeiro dia da invasão russa na Ucrânia, Pedro Abrunhosa recorreu ao Instagram para expressar o seu apoio para com o povo ucraniano. Em março compôs uma música dedicada à coragem dos cidadãos ucranianos. O tema “Que o Amor te salve desta noite escura”, que fala de esperança.

Pedro Abrunhosa já reagiu na sua rede social.

Em comunicado, o cantor diz ter uma profunda admiração e respeito pelo povo russo e pela sua cultura. Diz ainda não prescindir da sua liberdade de expressão, e pede um posicionamento do Governo Português sobre este assunto “compreendemos que a embaixada da Rússia não entenda facilmente o significado de liberdade de expressão, mas não deixa de ser inédito e muito preocupante que um cidadão português, em Portugal, seja assim intimidado por uma representação diplomática estrangeira.” 

Por fim, Pedro Abrunhosa, em comunicado, deseja a “obtenção da Paz” o mais rapidamente possível para todo o povo ucraniano e povo russo.