Champions vai ter novo formato em 2024/2025

Champions: UEFA pede atenção aos atletas não vacinados

Termina a fase de grupos e o número de equipas passa de 32 para 36.

Este formato tinha sido apresentado há cerca de um ano, mas só agora foi aprovado. A partir de época 2024/2025 a Liga dos campeões sofre uma revolução.

O número de equipas vai aumentar de 32 para 36, mas esta até é a alteração menor tendo em conta tudo o que muda. Desde logo, a maior novidade é o fim da fase de grupos. As 36 equipas passam a jogar uma fase tipo liga que vai definir quem passa à fase a eliminar. Cada equipa passa a fazer um mínimo de oito jogos, contra oito adversários diferentes, quatro partidas em casa e quatro fora.

De resto, apuram-se automaticamente para a fase seguinte os oito primeiros classificados, enquanto os clubes entre o nono e 24.º lugar jogam um play-off a duas mãos de acesso aos oitavos de final. Os 12º últimos classificados da fase de liga são eliminados.

Quanto às quatro vagas extra que foram criadas serão distribuídas da seguinte forma: Um lugar será atribuído ao terceiro classificado do campeonato que seja o quinto do ranking da UEFA.

Outra vaga é concedida a um campeão nacional, aumentando de quatro para cinco o número de clubes qualificados através do chamado “Caminho dos Campeões”.

Os dois restantes lugares serão atribuídos às federações com melhor desempenho coletivo dos clubes na época anterior. Essas duas federações vão garantir um lugar para o clube melhor classificado no campeonato atrás das posições de acesso à Liga dos Campeões. Por exemplo, no final desta época, com base nesse critério, as duas vagas seriam para Inglaterra e Países Baixos.