FC Porto vence Sporting de Braga e conquista Taça de Portugal pela 19.ª vez

FC Porto vence Sporting de Braga e conquista Taça de Portugal pela 19.ª vez
REUTERS

O FC Porto conquistou ontem a Taça de Portugal de futebol, pela 19.ª vez e segunda seguida, ao vencer o Sporting de Braga por 2-0, na final da 83.ª edição, no Estádio Nacional, em Oeiras.

Os ‘dragões’ chegaram à vantagem com o golo na própria baliza de André Horta, aos 53 minutos, e ficaram reduzidos a 10 jogadores, por expulsão de Wendell, aos 62. Pouco depois, Niakaté também foi punido com cartão vermelho direto, nos minhotos, aos 79, antes de Otávio marcar o segundo golo dos ‘azuis e brancos’, aos 81.

O FC Porto arrebatou o troféu pela 19.ª vez, na sua 33.ª final, enquanto o Sporting de Braga somou o quinto desaire nos jogos decisivos da Taça de Portugal, que venceu três vezes.

Sérgio Conceição chega ao 10.º título no comando do FC Porto

Uma semana depois de ter voltado a falhar uma inédita revalidação do título de campeão nacional, que foi reconquistado pelo Benfica, Sérgio Conceição tornou-se o técnico com mais êxitos na final da Taça de Portugal pelo FC Porto, ao superar as duas do já falecido José Maria Pedroto, do ex-selecionador luso Fernando Santos ou de Jesualdo Ferreira.

Depois de ter perdido a decisão de 2018/19 (4-5 no desempate por grandes penalidades frente ao Sporting, após empate 2-2 no final do prolongamento), o treinador, de 48 anos, saiu por cima pela primeira vez em 2019/20, ao bater o Benfica (2-1), num jogo realizado em Coimbra e sem público, por causa das restrições ditadas pela pandemia de covid-19.

O FC Porto chegava à ‘dobradinha’, que seria repetida duas épocas depois, em 2021/22, quando se superiorizou ao estreante Tondela (3-1), então recém-despromovido à II Liga, em pleno regresso da final da segunda prova mais importante do futebol luso ao Jamor.

Sérgio Conceição consumou hoje o ‘tri’ face ao Sporting de Braga, clube pelo qual havia obtido a primeira final da sua carreira nos bancos, perdida diante do Sporting na edição 2014/15 da Taça de Portugal (1-3 nos penáltis, depois do 2-2 no final dos 120 minutos).

Os ‘azuis e brancos’ fecharam 2022/23 com três troféus, após a 23.ª Supertaça Cândido de Oliveira e de uma inédita Taça da Liga, ultrapassando o máximo de duas conquistas acumuladas pelo técnico natural de Coimbra numa só época, em 2019/20 e em 2021/22.