Lionel Messi favorito ao troféu The Best da FIFA

Lionel Messi favorito ao troféu The Best da FIFA

Outros dois finalistas são Benzema, do Real Madrid, e Mbappé, companheiro de equipa de Messi no PSG.

Lionel Messi, que conduziu a Argentina ao título mundial em 2022, é o grande favorito a conquistar, pela sétima vez, o troféu de melhor jogador do ano da FIFA, agora o ‘The Best’, que será entregue em Paris.

Melhor jogador da prova realizada no Qatar, o argentino, de 35 anos, deverá repetir as vitórias de 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2018/19.

Entre 2010 a 2015, o prémio foi uma eleição conjunta de FIFA e da revista francesa France Football, que atribui a Bola de Ouro, troféu que o capitão da ‘albi-celeste’ já arrebatou por sete vezes (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021).

Além do título de campeão mundial, Messi conquistou pela Argentina a Finalíssima, num embate entre a vencedora da Copa América e do Europeu (Itália), e, ao serviço do Paris Saint-Germain, ganhou o campeonato e a Supertaça de França, com um total, em 2022, de 35 golos e 31 assistências, em 51 jogos.

Os outros dois finalistas são dois avançados franceses, Karim Benzema, jogador do Real Madrid, e Kylian Mbappé, companheiro de equipa de Messi no Paris Saint-Germain — no domingo ‘trocaram’ três golos no 3-0 dos parisienses em Marselha.

Benzema venceu a Liga dos Campeões, o Mundial de clubes, a Supertaça Europeia e a Liga espanhola, pelo Real Madrid, mas falhou o Mundial, por lesão, enquanto Mbappé foi o melhor marcador do Mundial 2022, incluindo um ‘hat-trick’ na final, que perdeu, e sagrou-se campeão francês.

Os outros prémios

Quanto aos outros prémios no setor masculino, o treinador Lionel Scaloni e o guarda-redes Emiliano Martínez, campeões mundiais pela Argentina, deverão superiorizar-se ao catalão Pep Guardiola (Manchester City) e ao italiano Carlo Ancelotti (Real Madrid), e ao belga Thibaut Courtois (Real Madrid) e ao marroquino Yassine Bounou (Sevilha), respetivamente.

No feminino, Beth Mead, Alex Morgan e Alexia Putellas concorrem para jogadora do ano, Sonia Bompastor, Pia Sundhage e Sarina Wiegman para treinadora e Ann-Katrin Berger, Mary Earps e Christian Endeler disputam o título de melhor guarda-redes.

Entre outros, a FIFA premiará os melhores adeptos, com os argentinos na ‘pole’ para vencerem, e entregará os prémios Puskas, que premeia o melhor golo, sendo candidatos Richarlison, Marcin Oleksy e Dimitri Payet, e Fair-Play.

Também será divulgado o ‘onze’ do ano da FIFPro, ao qual concorrem os lusos Cristiano Ronaldo e João Cancelo.