fbpx
Select Page
Desporto

Quem é Bruno Macedo?

Advogado e empresário de futebol é um dos nomes que aparece nas várias buscas efetuadas nos clubes.

25 Novembro, 2021 - 14:47

Helena Rita Besugo

Bruno Macedo é advogado, natural de Braga, licenciou-se em Coimbra e entrou no futebol pela mão de António Salvador, o atual dirigente do Sporting de Braga.

Antes de mais é necessário dizer que Bruno Macedo é filho de um advogado, Vespasiano Macedo, que também já tinha sido advogado de António Salvador.

Entre 2008 e 2013, Bruno Macedo foi também o diretor do departamento jurídico do Sporting Braga, entrando dessa forma no futebol.

As ligações a Luís Filipe Vieira começam através de António Salvador, em particular quando o presidente do Braga decide entrar em negócios imobiliários no Brasil e em Moçambique, onde o ex-dirigente encarnado também tem interesses e surge como parceiro.

A relação com o presidente do Benfica vai-se tornando mais próxima e em 2013 Bruno Macedo deixa o Braga e António Salvador, passando a dedicar-se apenas à intermediação de negócios no futebol.

Com os anos torna-se um empresário influente no futebol português e que negoceia com todos os clubes. Traz para o Futebol Clube Porto, por exemplo,de  Felipe e Militão.

No Sporting participa nas contratações de Mathieu, André Pinto, Renan e Eduardo. Torna-se parceiro de Giuliano Bertolucci, um dos maiores empresários brasileiros, o que lhe abre muitas portas.

Apesar de tudo, é no Benfica que faz a maior parte dos negócios. Como intermediário mandatado pelo clube, participa em várias contratações ao longo dos anos: Jonas, Jardel, Morato, Lucas Veríssimo, Everton Cebolinha, Darwin Nuñez, entre muitos outros.

Ficou também conhecido por ser o responsável pelo regresso de Jorge Jesus ao Benfica, depois de ter estado no Flamengo.

No entanto, apesar de estar envolvido em muitas transferências de jogadores, na Federação Portuguesa de Futebol, só surgem declaradas quatro transferências: Tiago Sá para o Sp. Braga, Petrovic do Sporting para o Almería, Reinildo do Belenenses para o Lille e Darwin Nuñez para Benfica.

Além de estar envolvido nas investigações da operação ‘Fora de Jogo’, Bruno Macedo é suspeito de ser o testa de ferro de Luís Filipe Vieira e chegou a ser dito na Operação Cartão Vermelho.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

  • Share Magazine 52 - Letícia Almeida
Record TV Europa
Share This