PUB
Notícias Desporto Tratamento turco para emagrecer provoca surto de botulismo 

Tratamento turco para emagrecer provoca surto de botulismo 

Tratamento turco para emagrecer provoca surto de botulismo 
Envato

Um tratamento para a perda de peso, feito na Turquia, está a provocar na Europa um surto de botulismo, uma doença rara e mortal. O alerta foi emitido pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças.

É um dos tratamentos mais procurados por quem quer emagrecer mas, segundo o que os estudos revelam, há uma contraindicação muito séria a ter em conta.

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças emitiu um alerta devido a um surto de botulismo no continente europeu, provocado pela intervenção estética, em clínicas da Turquia.

O tratamento baseia-se em injetar no estômago uma toxina botulínica, popularmente conhecida por ‘botox’, de forma a relaxar os músculos e reduzir a sensação de apetite. Desenvolver botulismo como resultado das injeções de botox é algo bastante raro, no entanto, os especialistas que afirmam que a probabilidade é mais alta quando são introduzidas doses em excesso.

A toxina pode também provocar fraqueza muscular, dificuldades respiratórias ou, num cenário mais suave, sensação de náuseas e vómitos. São tudo efeitos que o Centro Europeu considera pertencerem a uma doença neuropalítica grave que pode mesmo resultar em morte.

O mais recente relatório de Ameaças de Doenças Transmissíveis revela que, até ao momento, já foram detetados mais de 60 casos na Europa. 53 na só na Turquia, 12 na Alemanha, um na Áustria e um outro na Suíça. Sem se saber onde, estão também confirmadas vítimas internadas nos cuidados intensivos.

Por acreditarem que alguns casos ainda não foram identificados, os especialistas aconselham que os pacientes que recorreram a este tratamento de emagrecimento procurem ajuda médica, caso sintam algum dos sintomas mencionados.

Ao que se sabe, a maiorias das vítimas tem entre 25 e 64 anos. Submeteram-se a um tratamento que custou cerca de 2 mil euros na Turquia, contra aproximadamente 8 mil na vizinha Espanha.

Exit mobile version