UEFA abre investigação ao Barcelona

Antevisão da 11.ª jornada do campeonato de futebol
Envato

Em causa estão alegados pagamentos ao ex-dirigente da Comissão de Arbitragem da Federação Espanhola. 

Há novidades no “Caso Negreira”. A UEFA abriu uma investigação ao Barcelona que envolve pagamentos ao antigo dirigente da Comissão de Arbitragem da Federação Espanhola em troca de favores.

«De acordo com o artigo 31.º, n.º 4, do Regulamento Disciplinar da UEFA, os Inspetores Disciplinares e de Ética da UEFA foram nomeados para conduzir uma investigação relativa a uma potencial violação do quadro jurídico da UEFA pelo Barcelona em ligação com o chamado “Caso Negreira”», lê-se no comunicado desta do organismo que tutela o futebol europeu.

O clube, líder destacado da Liga espanhola, vários antigos dirigentes e o ex-responsável da arbitragem José Negreira foram indiciados em 10 de março por corrupção, abuso de confiança e falsificação de registos comerciais, num caso que envolveu pagamentos avultados ao antigo árbitro.

O Caso Negreira surgiu na sequência de investigações que o Ministério Público de Barcelona iniciou há cerca de um ano e que dão conta de que José Negreira, antigo responsável da arbitragem espanhola, recebeu, através de uma empresa, quase sete milhões de euros por suposta assessoria, verbal, ao clube, entre 2001 e 2018.