Fumar cotonetes: a nova tendência do TikTok

Novo desafio do TikTok pode colocar vida em risco
REUTERS/Dado Ruvic

Novo desafio viral da rede social mostra adolescentes a fumar cotonetes. Especialistas alertam para os perigos de tal prática para a saúde.

Os desafios e tendências no TikTok são já uma constante na vida dos jovens que usam cada vez mais esta rede social que se tem tornado cada vez mais conhecida pelos perigos que estes vídeos e partilhas podem significar para os jovens, uma vez que muitos são perigosos e podem colocar em risco o bem-estar e até a vida das pessoas.

A tendência mais recente parece ser a de fumar cotonetes. Sim, leu bem, fumar cotonetes. A prática assenta em cortar uma ponta de algodão, queimar a outra, utilizando o tubo de plástico para sugar o fumo, como se de um cigarro se tratasse.

@_.gomexz

gente e MEME ta ksksksksks #fy #fyp #tiktokbrasil #humor

♬ som original – gabrecesar

@liss_barbosa

#dueto com @brunacostau.u desculpa kkkkkk tava doida pra fazer esse mais não tinha achado ninguém dublando a Trix, meu lúcifer fumante de cotonete kkkkkk

♬ lucifer – jial war

A prática parece estar bem estabelecida no Brasil, visto que é lá que chegam a maior parte destes vídeos, com muitos jovens a filmarem-se a fazê-lo, outros a relatar a experiência e há vídeos até a parodiar a prática que parece ser cada vez mais conhecida.

Apesar de estar a ser amplamente partilhado, o ato de fumar cotonetes pode ser prejudicial à saúde, nomeadamente ao aparelho respiratório.