Nova polémica envolve utilizadores do TikTok

TikTok multado por falhas na proteção da privacidade de crianças
REUTERS/Dado Ruvic

Alguns utilizadores da aplicação fingem problemas de mobilidade para passar à frente nas filas dos aeroportos. 

A rede social Tik Tok está novamente envolvida em polémica, desta vez referente a cadeiras de rodas e aeroportos. 

Intitulada “Travel Hack” – dica de viagem, em português – o objetivo é ensinar como evitar as filas dos aeroportos. Os passageiros mais jovens, entre 16 e 34 anos, alegam ter problemas que os impedem de andar para que lhes seja atribuída uma cadeira de rodas. 

O chefe do aeroporto de Heathrow, em Londres, lamenta que os passageiros se apropriem de recursos já escassos para ter “regalias” e pede que não pratiquem este ato. 

John Holland-Kaye relaciona o recente aumento de passageiros que afirmam ter mobilidade reduzida com esta “dica” da rede social. 

De acordo com o jornal Daily Mail, a inspiração para estas “dicas” surgiu de um vídeo publicado em junho, também no Tik Tok. No vídeo, Wolf Jenkings tira uma meia e finge estar magoado para passar mais depressa pela segurança do aeroporto e entrar no avião. 

Jenkings relata que a mentira foi bem sucedida e que conseguiu um lugar melhor no avião devido à “falsa lesão”. 

Veja o vídeo: 

@wolfjenko

Amazing what taking one sock off can achieve 😂✈️ #holiday #wheelchair #vip #foryoupage #foryou #prank #funny #fypシ

♬ original sound – WolfJenko

Algumas pessoas que realmente precisam de cadeiras de rodas já reagiram a estas publicações. Uma mulher afirma que o pai tem uma doença terminal e “não conseguiu arranjar uma cadeira de rodas no aeroporto, precisamente porque as pessoas fazem isto”.

Esta “dica” tem vindo a ser cada vez mais utilizada, especialmente pelos constrangimentos nos aeroportos, entre eles atrasos, cancelamentos e longas filas de espera.