UE quer menos multas de excesso de velocidade

UE quer menos multas de excesso de velocidade
Photo by Pixabay on Pexels.com

Assistente de Velocidade Inteligente vai ser obrigatório em qualquer carro novo. Objetivo é diminuir as multas e as mortes por excesso de velocidade.

A União Europeia quer tomar medidas no que toca ao excesso de velocidade, através da diretiva 2019/2144. Obrigatoriedade esta que exige a todos os carros novos que são vendidos de estarem equipados com o Assistente de Velocidade Inteligente (ISA – Intelligent Speed Assistance). 

O sistema ISA permite alertar o condutor para o limite de velocidade na via em que circula. O objetivo é tornar o condutor mais atento à velocidade a que é permitido circular. 

“O sistema ISA pode basear-se em vários métodos de entrada, como observação por câmara, dados cartográficos e aprendizagem automática. No entanto, a presença efetiva de sinais de limite de velocidade numéricos explícitos reais deve sempre prevalecer sobre quaisquer outras informações disponíveis a bordo”, lê-se no documento publicado pela União Europeia.

A medida já se encontra em vigor na União Europeia e será aplicada aos veículos de categoria M (transporte de passeiros) , e de categoria N (transporte bens e mercadorias). 

No ano passado registaram-se em Portugal cerca de 600.000 infrações por excesso de velocidade.