Por outro lado, Bateseba pede que Davi se posicione perante a situação.
Adonias proclama-se rei de Israel diante do povo de Jerusalém. “Quem é do bem, não se posiciona sobre um assunto, quem é do mal aproveita-se do silêncio. Foi isso que Adonias fez enquanto o seu pai evitava revelar quem seria o seu sucessor”, explica a narradora.
Naamá descobre, por meio de Deanne, que Salomão é o sucessor de Davi. O príncipe fica decepcionado por ter confiado o seu segredo a Agur. Já a amonita questiona o motivo de tanto mistério. “Eu ainda não me sinto preparado para ser rei”, revela o filho do monarca.
Bateseba pede que Davi se posicione a respeito de Adonias e culpa o monarca pelas atitudes de Amnon e Absalão. O fica incomodado com as palavras da esposa, que questiona: “É assim que tu vais deixar o reino para o teu verdadeiro sucessor?”.