Álvaro Garnero explora Ilhabela

Álvaro Garnero explora Ilhabela
DR

Acompanhe uma viagem marítima onde o apresentador conhece os barcos típicos do local e encante-se com a beleza da gruta da toca.

O ‘50×1’ continua a mostrar-lhe o melhor do Brasil e esta semana Álvaro Garnero explora Ilhabela através da ciclovia. Acompanhe uma viagem marítima onde o apresentador conhece os barcos típicos do local e prove deliciosas refeições. Encante-se com a beleza da gruta da toca e aprenda a fazer cachaça desde a raiz.

Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos brasileiros e é localizado no litoral norte do estado de São Paulo.

Primeiramente, a cidade teve o nome de ‘Vila Bela da Princesa’, em homenagem à filha de D. João VI e D. Carlota Joaquina, os reis portugueses. Depois, a designação sofreu alterações, até que, em 1945 a população pediu ao governo para mudar o nome para Ilhabela.

Em 2015 foi considerada a praia mais exótica por um programa de TV dos EUA. Foi descrita como: “Um dos paraísos naturais mais bonitos onde, para além das suas belezas naturais, os turistas divertem-se a explorar naufrágios subaquáticos e lendas de piratas”.

Enquanto Ilhabela recebe turistas de todo o mundo e possui todas as infraestruturas necessárias, no arquipélago vivem comunidades isoladas. Estes povos habitam as áreas do arquipélago voltadas para o alto mar e vivem da pesca e do artesanato. Não têm eletricidade, nem ruas. Costumam beber café preto com abacate e farinha de mandioca e é comum o casamento entre parentes.

Acompanhe ainda o apresentador num trilho que o leva ao famoso Mirante do Baepi e conheça uma fazenda do séc. XVII, considerada património histórico de Ilhabela. Fique a saber a história do navio ‘Príncipe das Astúrias’ conhecido como “o naufrágio do Titanic brasileiro”.

Curioso? Então, não perca o ‘50×1’, aos sábados, às 19:30 (hora Lisboa/Londres) na Record TV Europa.