Álvaro Garnero explora o rio do pantanal e encontra 50 jacarés

Record TV

O ‘50×1’ continua a mostrar-lhe os encantos do Brasil.

Esta semana prepare-se para um encontro com 50 jacarés num passeio pelo rio do pantanal e conheça o último índio da região que preserva um idioma muito particular do povo Guatós.

O apresentador mostra-lhe um luxuoso resort onde planta uma pitombeira e usufrui de um dia soalheiro nas atividades de paramotor e wake surf. Conheça o senhor Vicente, o último índio da região que preserva um idioma muito particular do povo Guató.

Os Guató, considerados o povo do Pantanal por excelência, ocupavam praticamente toda a região sudoeste do Mato Grosso, abarcando terras que hoje pertencem ao estado de Mato Grosso do Sul e à Bolívia. Até à década de 1960, a língua Guató permaneceu classificada como língua isolada.

Tornaram-se conhecidos pelo manejo certeiro do arco e eram grandes construtores de canoas de troncos de árvores e conseguiam sobreviver semanas sobre elas se fosse preciso. Os homens remavam e as mulheres governavam a canoa com uma pá. A base alimentar da comunidade era constituída por pequenas plantações, caça de animais, pesca e coleta de frutos da região. Uma curiosidade do grupo é que não se mantinham em grandes aldeias e sim em pequenos grupos familiares.

Não perca o ecoturismo e beleza natural da região de Nobres e conheça um aquário natural no meio da mata.

Curioso? Então, não perca o ‘50×1’, aos sábados, às 19:30 (hora Lisboa/Londres) na Record TV Europa.