Atores de ‘Reis’ celebram regresso às gravações da série

Atores de ‘Reis’ celebram regresso às gravações da série
Record TV
PUB

Preparadora de elenco também deu detalhes dos trabalhos nos bastidores de ‘Reis’.

As gravações da sexta e a sétima temporadas da série ‘Reis’ já estão a todo o vapor no complexo de estúdios Casablanca, no Rio de Janeiro, depois de uma pausa de fim de ano. Após algumas semanas de preparativos, os atores regressam ao set no início deste mês. O portal R7 oficial conversou com a preparadora de elenco Fernanda Guimarães e com os atores João Villa e Ingrid Conte para trazer os detalhes da preparação e do início das filmagens.

Há 13 anos envolvida nas produções da Record TV, Fernanda faz parte de uma equipa de seis profissionais que ajudam o elenco a perceber melhor o texto, construir as personagens e a história a partir de exercícios direcionados e leituras. Nos bastidores, é possível ver com frequência atores ao lado dos preparadores ou reunidos em alguma sala, a estudar.

“Há uma disponibilidade total que nós, preparadores da Record TV, oferecemos aos nossos atores, e isso, sem dúvida, gera um alicerce de segurança, confiança, troca, parceria, muita entrega e estudo”, contou a profissional.

Já Villa destacou a importância de dar continuidade ao trabalho como Isbosete e adiantou que a personagem vai mostrar outras características nas próximas temporadas, depois de ter perdido os pais e ser coroado rei.

“Não larguei os textos e o Isbosete na pausa. Por mais que a personagem esteja construída, acredito muito na constância, na vivência dele no dia a dia. Ainda mais ele que, nesta nova fase, passou por grandes traumas, sofrimentos, e foi surpreendido com o poder da coroa. Tenho a certeza de que o público vai ficar surpreso com o que vai acontecer na sua vida. Vem aí um novo Isbosete, com fogo nos olhos”, apostou.

Quem também está ‘em pulgas’ com o regresso e com as próximas emoções de ‘Reis’ é Ingrid Conte. Intérprete da narradora da trama, a atriz também manteve a preparação durante a paralisação das filmagens – ela teve uma reunião com Fernanda Guimarães e continuou os exercícios de voz com a fonoaudióloga Vanessa Pedrosa.

“Quando diminuímos um pouco a intensidade do trabalho e paramos, é como se realimentássemos o amor, a paixão pelo trabalho e pela personagem. Viajei, mas levei comigo os novos episódios da sexta e sétima temporadas. Foi importante não desligar totalmente para não perder o processo que estávamos a viver no trabalho”.

No set, a conexão em cena entre os atores foi muito rápida: “Eu e o Henrique [Camargo], o meu filho na ficção, retomámos a intimidade e o carinho entre mãe e filho que tínhamos num piscar de olhos e fizemos um estudo bastante objetivo. Na hora de gravar, foi ótimo! As cenas fluíram de forma muito orgânica. Há ainda muitas coisas boas pela frente”, disse a atriz.

Fernanda Guimarães também ressaltou a importância dos exercícios com o elenco para o processo de elaboração dos papéis.

“Esse espaço [da preparação] é onde os atores podem viver as personagens, é o local da experimentação, do erro, das descobertas, da reinvenção, da conexão com o outro, do jogo de cena. Isso é fundamental para que eles cheguem ao set de gravação livres e confiantes para serem regidos pelos nossos diretores. É muito raro um ator não querer aproveitar esse espaço e não se atirar de cabeça nos nossos processos de criação”.

Para ela, a construção das personagens é o que move o seu trabalho e dos seus companheiros de profissão. “Estamos sempre conectados e, apesar do trabalho [de cada preparador] ser diferente, posso dizer que, a partir das nossas experiências, temos algumas coisas em comum, entre elas, uma paixão imensa pela arte do ator”.