Avanço do crime em pequenos municípios da Amazónia

Avanço do crime em pequenos municípios da Amazónia
Record TV

O ‘Repórter Record Investigação’ de amanhã viaja até três estados brasileiros para mostrar como organizações criminosas estão a deixar um rasto de medo e morte na região amazónica.

Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela o avanço do crime organizado em pequenas cidades do território da Amazónia Legal, onde se intensificou a violência pelo controlo do tráfico de droga. 

De acordo com o sociólogo e coordenador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública David Marques, a guerra entre os principais grupos organizados explica o aumento de mortes nas pequenas cidades da Amazónia Legal.  Este é um dos casos mostrados pelo programa.

O ‘Repórter Record Investigação’ conversa com a mãe de um jovem que estava envolvido com um grupo criminoso. Ele acabou por morrer por causa do confronto entre criminosos que todos já conheciam na cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. A atração mostra também como indígenas são aliciados pelas quadrilhas e usados como ‘mulas’ de transporte para o tráfico na fronteira do estado com o Peru. 

No Amazonas, dez cidades foram atacadas por membros de uma organização criminosa em julho do ano passado, após a morte de um traficante. Atearam fogo a prédios públicos e veículos. A população ficou em pânico. O Estado da Amazónia é fundamental para os interesses económicos de grupos rivais, que vivem em guerra por esse cobiçado corredor de cocaína. 

E os repórteres também foram ao Sudeste do Pará para explicar porque a região é uma das mais violentas do país. E contam como trabalhadores rurais escaparam a um atentado no meio da mata. A reportagem exclusiva é de Marcus Reis, Tarcísio Badaró e Rodrigo Favero. 

Não perca o ‘Repórter Record Investigação’, todos os domingos, às 21:00 (hora Lisboa/Londres), na Record TV Europa.