Brasileiro tem mais de cinco mil galinhas

Brasileiro tem mais de cinco mil galinhas
© Record TV

Apaixonado por galinhas, Mário Salviato, produtor rural, tem um galinheiro com mais de cinco mil galinhas. A criar as aves desde os três anos, ele realmente tem um amor gigante por esta espécie, que conta com as mais variadas raças.

No galinheiro dele, por exemplo, há uma raça que foi criada especificamente para ser dada de presente à Rainha de Inglaterra, que se chama mini cornish. Há também outras, como a galinha toda preta de topete branco como a polonesa; a cara de palhaço com detalhes em vermelho; e a ketros, uma das mais raras do mundo.

Mário também tem galinhas da raça ayam cemani, que valem cerca de dois mil euros no mercado. A importância desta variedade deve-se a uma coisa: ser a galinha com maior quantidade de pigmentação no mundo e, portanto, ser inteira preta, inclusive ossos, carne, vísceras, céu da boca…. Outra característica é que ela é mais ‘irritadiça’ do que as outras raças.

No galinheiro do Mário – o maior do Brasil – as aves comem oito toneladas de ração por mês e todo o amor começa logo nos primeiros tempos de vida.

Sobre o amor com as galinhas, isto é algo que Mário partilha com os seus clientes. “Eu tenho clientes que criam galinhas dentro até de apartamentos”, conta ele ao ‘Domingo Espetacular‘. Um destes exemplos é Marcelo Gomes, ator, que se interessou por ter galinhas primeiramente a pensar no seu consumo de ovos, mas quando iniciou o processo do seu galinheiro, logo se apaixonou.

A Matilde é uma das galinhas de Marcelo. Ele conta que ela tem passe livre para transitar por toda a casa, para se sentir mais confortável. Sobre a alimentação delas, também há um cuidado especial: “Eu dou-lhes uma alimentação saudável. Corto bananas pequeninas para elas comerem”.