‘Câmera Record’ mostra as dificuldades de um superobeso

‘Câmera Record’ mostra as dificuldades de um superobeso
Record TV

Rodrigo tem quase 300 quilos, não consegue sair de casa e está na fila de espera para uma cirurgia bariátrica.

O programa ‘Câmera Record’ do próximo domingo (06.03) mostra a batalha, que já dura há 30 anos, de um brasileiro que se aproxima dos 300 quilos.  

Rodrigo Dias Araújo, de 41 anos, enfrenta a superobesidade e todas as suas consequências: problemas graves de saúde, a limitação de movimentos e a distância forçada de quase tudo o que ama. 

Não sabe ao certo quanto pesa, já que não consegue sair de casa. Por isso, a equipa de reportagem teve de levá-lo dentro de um carro até uma balança especial para veículos e o resultado será exibido durante o programa

Rodrigo partilha o que sente em relação à sua condição. “A minha vida de volta é eu ter condições para andar. Estar com a minha mãe aqui, ir à igreja com ela, ir passear com a minha filha. E ter condições para conseguir trabalhar para ter alguma coisa na vida,” desabafa. 

Em casa, na cidade mineira de Ipatinga, Rodrigo depende da família para tudo. O irmão, Renato, tem de levantá-lo todas as vezes que vai à casa de banho ou toma banho. A tia, Maria Aparecida, é quem prepara as refeições. Por causa do peso, ele não tem um emprego há 12 anos, não se consegue deitar para dormir, só descansa sentado na cama. “Se eu me deitar aqui, eu não aguento ficar cinco segundos. Parece que vai afetar a minha respiração,” explica. 

A esperança de uma transformação está parada há mais de dez anos numa fila. Rodrigo tem quase outras 40 pessoas à sua frente na fila de espera por uma cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o serviço nacional de saúde brasileiro. Paralelamente, lançou uma campanha na Internet para angariar dinheiro e tentar um tratamento particular. “Acho que isto se vai resolver. Tenho fé que ainda vou conseguir realizar o meu sonho,” afirma.