Carlo Porto e Francisca Queiroz: “A Record deu-nos uma experiência maravilhosa.”

Carlo Porto e Francisca Queiroz: “A Record deu-nos uma experiência maravilhosa.”
© Record TV

Carlo Porto e Francisca Queiroz são os convidados de honra do podcast ‘Fora de Série’.

Os atores revelaram tudo sobre ‘Saul’ e ‘Ainoã’, as suas personagens da superprodução ‘Reis’, da Record TV.

Este casal vai ou não dividir opiniões nesta segunda temporada?
Francisca Queiroz: Eu quero é saber quem é que vai ficar do lado do ‘Saul’, não é? [risos]

Carlo Porto: Esse homem é apaixonado, do início ao fim, por essa mulher! [‘Ainoã’] Ele é louco por ela, às vezes até demais…

F: Que entendimento que o ‘Saul’ tem sobre o amor… [risos] Agora a falar a sério, eu realmente acho que ele é um homem apaixonado só que ele perde-se. Ele acaba por não valorizar a relação, o amor, a família e acaba por ser seduzido por ser rei, por toda a vaidade e por tudo o que o título começa a trazer para ele. É difícil uma pessoa quando entra no mundo do poder, se manter fiel à sua personalidade e ética. Há um novo ‘Saul’ com e sem poder.

C: O mundo dele começa a expandir-se e ele tenta acompanhá-lo, mas depara-se com situações novas e acaba por “meter os pés pelas mãos”. Ele está sempre a tentar recuperar a sua consciência e a fazer as coisas certas.

F: O ‘Saul’ é como outra pessoa qualquer que se perde, desconecta-se e não tem tempo para colocar a cabeça no sítio e pensar direito.

Carlo, esta foi a tua primeira novela bíblica. Como foi essa experiência?
C: As personagens são muito fortes. Eu recebi uma grande responsabilidade. Hoje, olho para trás e penso “Como é que consegui fazer isto? Incrível!”. A Record deu-nos uma experiência maravilhosa. Foi um parêntese que eu tive na minha vida, é uma alegria e privilégio enorme fazer parte disto. Já para não falar do lugar lindo em que nós trabalhámos… que lugar maravilhoso!

Já entrevistei inúmeros atores que nos falam sempre do bom ambiente e relacionamento que o elenco, de forma geral, formou na superprodução ‘Reis’…
F: Sim, não é fácil, mas aconteceu. Foi um elenco com muito bons atores, comprometidos e generosos. Já tenho 20 anos de profissão e fiz várias novelas, mas acho que nunca vivi algo assim. ‘Um está para o outro’ de verdade! Há muita generosidade, parceria e um clima muito leve.

C: E nesta temporada precisámos de plantar muito bem essa ‘sementinha’ dessa família boa, porque sabíamos o que vinha pela frente. Tínhamos uma ideia que as cenas iam pesar muito. Tivemos feedback de pessoas que choravam connosco. Por isso, até para nós atores, gostamos de chegar ao trabalho e ter um ambiente bom que nos faz bem.

Vimos muitas cenas da família de ‘Saul’ sempre ao redor da mesa nas refeições. Isso é muito importante para quem as vê…
C: Eles adoram comer! [risos]

F: O mais engraçado é que essas cenas são as mais difíceis. Cenas que envolvem muita gente, são muito complicadas de serem feitas. Existem um monte de cenas técnicas que são complexas. No entanto, o resultado dessas cenas. A partilha, o convívio e a família juntos fazem com que haja uma química que transparece para o público.

Como é que descreve a ‘Ainoã’, Francisca?
F: Família e amor. É uma pessoa dedicada à família e feliz – pelo menos ela era, antes do ‘Saul’ fazer o que fez. [risos] é uma mulher voltada para a família, para os filhos e que quer tudo de bom e faz tudo para eles.

Como é que descreve o ‘Saul’, Carlo?
C: Antes de colocar a coroa era um homem muito como a ‘Ainoã’, muito ligado à família, simples e humilde. Ele adora estar com os filhos e ama estar com a sua mulher. Depois entra outro elemento que ele tenta entender. As coisas começam a mudar e começa o percurso do ‘Quem sou eu?’.