Cirillo Luna e Cristiane Cardoso no ‘Fora de Série’

Cirillo Luna e Cristiane Cardoso no ‘Fora de Série’
© Record TV

O ator e a autora partilharam no podcast pormenores das gravações, curiosidades de bastidores e até mesmo alguns spoilers da superprodução ‘Reis’.

Vocês já estão com saudades da quinta temporada?

Cirillo: Sim, acabámos de terminar as gravações. Como vimos de um ritmo frenético, a ter apenas descanso ao domingo, quando acaba sentimos falta. Sentimos falta de estar a gravar, a trabalhar, a ler, estar com os amigos. Mas é bom descansar um pouco.

Cristiane: Eu sinto falta, mas na verdade já estou ‘lá na frente’ na escrita. Sofro bem antes do Davi sofrer, de as pessoas sofrerem. Estamos a contar uma história real desta personagem incrível, que sofre muito, mas que tem uma relação muito boa com o seu sofrimento. Ele ensina-nos com os seus problemas. A quinta temporada é só o começo dele.

Quando vemos a história de Saul e depois a de Davi, vemos que Davi transparece a bondade naturalmente. Saul estava preso à sua própria força e não tinha esta conexão com Deus…

Cristiane: Davi é sincero, ele não ia para as lutas para chamar a atenção das mulheres, ia para guerrear. Era sincero em tudo o que fazia. Saul era falso, muito falso.

Davi sempre foi com o coração puro…

Cirillo: Sim, ele pensava: “Se é isso que eu tenho de fazer, vou fazer. Sou capaz de fazer o dobro do que foi pedido”.

Cristiane: Ele é puro como as crianças. Jesus falou sobre isso, que devemos ser como as crianças, que aceitam, não questionam muito. Deus sabe tudo, ele criou tudo. O que Deus gostava em Davi era a pureza e a sinceridade que ele mantém até ao fim da vida. Até quando peca, ele sofre porque pecou.

Há uma cena curiosa em ‘Reis’, que demonstra a confiança de Davi – mostra-o a fugir e a não matar Saul quando tem a oportunidade…

Cristiane: Ele podia matar e tornar-se rei!

Cirillo: Mas ele pensa: “Quem sou eu para estender a mão contra um ungido pelo Senhor? Oh, Deus, me livre de fazer tal coisa a um ungido do Senhor”. Eu arrepio-me. Ele acredita na promessa que Deus lhe fez sem saber quando vai acontecer. Ele acredita no que Deus disse através de Samuel.

Veja o episódio do podcast: