Conheça ‘Mitos e Verdades’ do sal

Conheça ‘Mitos e Verdades’ do sal
Record TV

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 5 gramas de sal diariamente.

O ‘tempero’ mais antigo do mundo, o sal, existe desde a pré-História! Há quem não viva sem ele, e há também quem não possa exagerar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de dois gramas de sódio por dia, ou seja, cinco gramas de sal diariamente.

Segundo um estudo recente da Universidade de Oxford, em Inglaterra, o hábito de adicionar sal aos pratos já prontos pode aumentar em 28% o risco de morte precoce. 

O sal tem como principal função garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares, entre outros. 

Originalmente, o sal começou a ser utilizado na culinária para a conservação dos alimentos, impedindo a reprodução de bactérias.

A quantidade e concentração de sódio no organismo é regulada pelos rins que podem eliminá-lo em maior ou menor quantidade. Quando o consumo de sal é alto, o rim fica sujeito a uma pressão maior e pode ter o seu funcionamento comprometido. 

Veja abaixo os ‘Mitos e Verdades’ do ‘Domingo Espetacular’.