Conheça os mitos e verdades dos sumos

Conheça os mitos e verdades dos sumos
Record TV

Com cores, sabores e texturas diferentes, existe um sumo para cada tipo de paladar. É o que vamos saber na rubrica ‘Mitos e Verdades’, do programa ‘Domingo Espetacular’.

Seja para combater os excessos da festa de fim de ano ou para dar as boas-vindas ao verão, os sumos são uma boa e nutritiva opção. E se acha que já provou todas as variedades prepara-se para conhecer muitas mais.

Os sumos são uma opção no dia a dia de muitas famílias, mas o mais saudável é aquele que é feito em casa, acabado de espremer. Isto porque quando não é utilizada muita polpa e é adicionado açúcar a bebida deixa de ser tão benéfica para a sua saúde.

Tendo como referência o famoso sumo de laranja, diz-se que tem mais açúcar do que fruta, mas será mito ou verdade? É verdade, uma vez que para fazer um sumo são necessárias três a quatro laranjas e o conteúdo de açúcar (sacarose) acaba por ser maior relativamente à proporção de laranjas utilizadas.

É também um mito as supostas propriedades dos sumos ‘detox’, uma opção tão utilizada por milhares de pessoas. Existe a ideia de que para desintoxicar o nosso organismo precisamos de sumos que nos ajudem, no entanto, essa função de ‘limpeza’ é realizada pelos nossos órgãos e uma alimentação equilibrada e saudável são o suficiente para repormos o bom funcionamento.

Sempre que possível utilize as cascas dos frutos no seu sumo, uma vez que enriquecem o seu valor nutricional.

Mas será que o sumo é mais saudável do que a fruta? Mito, a forma mais saudável é comer a fruta com todas as fibras, casca e até a própria mastigação envolvida no processo. Claro que o sumo pode fazer parte de uma dieta saudável, mas não deve substituir o consumo de fruta.

Para além de refrescante é muito saboroso, por isso, é uma das bebidas mais pedidas na altura do verão, mas será que hidrata de igual forma que a água? Parcialmente verdade, isto porque os sumos contêm altas concentrações de água o que faz com que contribuam para a hidratação diária, no entanto a melhor forma de hidratar é com água.

Consoante os sabores, variam os valores de calorias por sumo, por isso é importante que saiba quais são os frutos mais adequadas ao tipo de sumo que pretende.

E se esta é uma bebida do seu agrado, então não pode perder as receitas de sumos que o ‘Mitos e Verdades’ lhe mostra esta semana.