Este prato típico do Líbano é muito apreciado em todo o mundo.
O ‘Mitos e Verdades’ vai falar sobre a esfirra, que tem origem libanesa e é muito popular em todo o mundo. E se acha que este prato só pode ser feito com uma variedade pequena de ingredientes, desengane-se porque é possível criá-lo com diversas receitas.
Saborosa e boa para a saúde, a esfirra comporta muitos benefícios e dá uma sensação de saciedade. Para os libaneses funciona como pão com manteiga e, por isso, não se come com talheres, mas sim à mão. No Médio Oriente consideram que os talheres quebram o sabor do alimento.
Aprenda a fazer uma esfirra libanesa: com farinha de trigo, açúcar e fermento. Acrescente sal, água e óleo e mexa até a massa ficar homogénea. O recheio fica ao seu gosto e tem muitas opções! Seja com carne, queijo, camarão, especiarias… Depois basta levar ao forno até ficarem douradas.
Mas será que quem está de dieta pode comer esfirra? É um mito, isto porque dependendo do recheio com que é feita, pode gerar um grande potencial calórico.
E se lhe dissermos que também é possível comer esfirra à sobremesa? Com chocolate de avelã e morango, esta opção pode ir até às 320 kcal.
Doces ou salgadas? Qual será a mais saudável? Por norma, os alimentos salgados são mais saudáveis do que os doces.
Fique a par deste alimento libanês e todas as possíveis receitas que pode fazer com ele para brilhar como um verdadeiro chef!