Criminosos especializados em roubo de gado

Criminosos especializados em roubo de gado
Record TV

O ‘Repórter Record Investigação’ de amanhã mostra como agem estes criminosos que assustam produtores rurais.

Amanhã, o ‘Repórter Record Investigação’ revela quem comanda as quadrilhas especializadas em roubo de gado no Sul do Brasil.

No Sul do país, na fronteira com o Uruguai e Argentina, quadrilhas especializadas em roubo de gado assustam produtores rurais e deixam muitas das vítimas sem dinheiro.

O programa de amanhã traz à tona quem está por trás desse crime, cada vez mais comum naquela região, e mostra interceções telefónicas dos criminosos em ação.

A reportagem exclusiva é de Daniel Motta, Michel Mendes e Larissa Werren.

Em Cacequí, a 400 km de Porto Alegre, os criminosos tiram o chão a quem não tem quase nada. A cidade de apenas 12 mil habitantes é considerada a capital do abigeato, que significa roubo de gado.

Luiz Cláudio trabalha com borracha, para ajudar no sustento da mulher e dos quatro filhos, e cria animais no quintal de casa. A única vaca que garantia o leite para a alimentação dos mais pequenos foi roubada. “Os bandidos arrancaram o leite da boca dos meus filhos. Agora vou ter de arranjar dinheiro para comprar”, lamenta Luiz Cláudio.

A família de D. Janete também lamenta: os filhos foram obrigados a abandonar a faculdade porque ficaram sem dinheiro após uma quadrilha roubar onze vacas da fazenda. “Ficou tudo muito apertado para nós, eles desistiram do sonho de estudar.

Mesmo os proprietários que investem em segurança e tecnologia estão a ver o gado desaparecer das suas terras. Por isso, investigam por contra própria o desaparecimento dos animais. “Já tive prejuízo de mais de cinquenta mil euros. Esses bois já morreram ou foram abatidos”, conta Gabriel Giacomini.

Os criminosos também usam o rio que corta a fronteira Sul do país para contrabandear o gado de um lado para o outro. “Aqui no limite do Brasil com Uruguai não tem fiscalização, os bandidos chegam às propriedades em pequenas embarcações, encostam e atacam”, descreve Pedro Severo, que faz parte da quarta geração a cuidar das fazendas da família em Barra do Quaraí.

E os nossos repórteres ficam frente a frente com vários acusados pela polícia de praticarem o crime de abigeato.

Não perca o ‘Repórter Record Investigação’, todos os domingos, às 21:00 (hora Lisboa/Londres), na Record TV Europa.