‘Mitos e Verdades’: a carne do músculo pode ser amiga da sua saúde

‘Mitos e Verdades’: a carne do músculo pode ser amiga da sua saúde
D.R.

A carne de músculo é rica em colagénio. Pode ser usada em churrascos e em diferentes receitas.

Quando se pensa em músculo, vem logo à mente uma variedade de receitas. Não é das peças mais procuradas ou prestigiadas do mercado, mas o ‘Domingo Espetacular’ mostra que, se bem preparado, este tipo de carne pode ficar saboroso, macio e ainda ser um grande aliado da vida saudável. 

Apesar de não ser uma peça comum entre as receitas e pratos mais consumidos, a carne de músculo é rica em colagénio, que é bom para a saúde da pele, uma vez que fortalece, hidrata e promove a elasticidade. Para além disso, ajuda a aliviar dores nas articulações, impede a perda óssea e promove a formação de massa muscular. 

Como podemos escolher uma boa peça do músculo? Escolha um pedaço de carne de cor vermelha cereja, que não esteja opaca! 

A carne de músculo é muito saborosa e pode ser utilizada em diversos pratos! Por isso mesmo, a rubrica ‘Mitos e Verdades’, do Domingo Espetacular, foi ter com o chef de cozinha Pablo Oazen, que revelou as melhores dicas para deixar esta peça macia e muito saborosa! Aprenda diversos pratos que o vão fazer brilhar na cozinha: refugado, croquetes ou blanquet de músculo (uma receita francesa adaptada a este tipo de peça). 

Mas será que utilizar esta carne numa refeição, torna-a mais saudável? A resposta é: verdade! Isto porque é considerada uma carne magra, com pouca percentagem de gordura e com muitos nutrientes! 

Não perca ‘Mitos e Verdades’ e desvende todas as suas curiosidades sobre esta zona da carne da vaca.