‘Mitos e Verdades’ da fruta

‘Mitos e Verdades’ da fruta
© Record TV

Sabia que alguns frutos podem, ao invés de ajudar, sabotar a sua dieta? A rubrica ‘Mitos e Verdades’ mostra quais as opções que podem ter o efeito contrário ao desejado.

Os frutos que ‘engordam’ são aqueles que têm alto índice glicémico. As calorias ‘a mais’ podem vir da gordura da fruta, e nesse caso podem engordar. Quer conhecer alguns exemplos?

O coco e a água de coco, por exemplo, são mais calóricos. Este fruto, a cada 100 g, tem mais ou menos 350 calorias. No entanto, é uma opção com benefícios isotónicos, fornece energia, vitaminas e minerais. Pode estar presente na sua dieta, mas em pequenas quantidades!

A manga, por sua vez, não ajuda a emagrecer devido o seu alto índice glicémico. Tem aproximadamente 70 calorias por cada 100 g. Já a banana tem vários benefícios. Ela pode ajudar a suavizar cãibras, melhorar a memória, fornecer energia e hidratos de carbono bons, por exemplo.

O açaí, famosa fruta brasileira, é fonte de energia! É bastante nutritivo, com alto índice glicémico e tem 70 calorias por cada 100 g. É considerado um superfruto, devido aos seus nutrientes e minerais, e ajuda até na anemia. O seu elevado índice glicémico é benéfico para pessoa que pretendem ganhar mais peso.

Por outro lado, as uvas são um fruto com muitas vantagens: retardam o envelhecimento, são antidepressivas e auxiliam na saúde cardiovascular. Tem alto teor de frutose e, portanto, o seu sumo acaba por ser calórico.

Não perca, a rubrica ‘Mitos e Verdades’ no programa ‘Domingo Espetacular’, nas madrugadas de domingo para segunda, às 00:15 (hora Lisboa/Londres), na Record TV Europa.