‘Mitos e Verdades’ da geleia!

‘Mitos e Verdades’ da geleia!
© Record TV

A geleia é um alimento consumido há séculos, que pode surpreender com as mais diversas combinações. Recentemente, inclusive, tem tido destaque até mesmo em receitas salgadas. Então, no ‘Domingo Espetacular’, poderá descobrir alguns ‘Mitos e Verdades’ deste delicioso alimento.

Pensa-se que os árabes já gostassem de conservar a fruta por mais tempo e, por isso, tenham descoberto a geleia. Saudável e versátil, nos tempos atuais esta preparação de fruta tem muitas mais aplicações que vão além de simplesmente barrar o pão.

De acordo com Lamia Ayoub, nutricionista, as geleias provocam saciedade pela quantidade de fibras que contêm, são antioxidantes, ricas em vitamina C, fortalecem o sistema imunológico, auxiliam o funcionamento do intestino e podem ser importantes numa dieta diária, desde que na quantidade ideal de duas colheres de sopa – que significam aproximadamente 24 a 75 calorias.

No programa, Arnaldo Duran, mostra as diversas formas de comer uma geleia noutra refeição que não o pequeno-almoço, como por exemplo num medalhão de carne vermelha com molho de geleia de abacaxi e pimenta, feita pela chef Cristina Haaland, ou numa sobremesa de brownie com geleia de cupuaçu e creme de castanha do Pará com cacau e gelado de creme, confecionada pelo chef Fábio Sicília.

Mas e sobre os ‘Mitos e Verdades’? As geleias ajudam a emagrecer? Verdade! Elas têm fibras solúveis e provocam uma maior sensação de saciedade.

Quem tem gastrite pode comer geleia? Verdade, deve apenas evitar-se frutos mais cítricos, que atacam o estômago.

A geleia caseira é mais saudável do que a industrializada? Verdade, é mais saudável pela não adição de açúcar e por não passar por processos químicos, que não aportam valor energético de qualidade ao organismo.

A geleia aumenta a produção de colágenio? A nutricionista responde que depende da quantidade do consumo e da quantidade necessária para a produção desta substância.

Independente de qual é o sabor, seja de cupuaçu, morango, abacaxi, pêssego ou gengibre, adicione a geleia à sua dieta e saboreie a explosão de sabores.